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quinta-feira, 31 de março de 2016

Alexandre provê o sustento do índio sem seu habitat e eles já sem o vigor e as possibilidades de seus antepassados.

"Un peu plus tard, quand Alexandre connaît mieux les Indiens, qu’il les cotoie, les soigne, leur vient en aide, on peut glaner dans ses lettres des renseignements sur leur vie et leurs croyances. Mais Bréthel n’a aucune prétention d’ethnologue. L’Indien, au contact des blancs, dans un milieu profondément modifié, n’a plus ni la vigueur ni les possibilités de ses ancêtres. Il construit encore sa cabane et dort dans des hamacs tissés de lianes ; il a conservé son arc et ses flèches, armes pour se défendre autant que moyen d'assurer sa nourriture, mais aujourd’hui les territoires de chasse n’offrent plus autant de gibier, les forêts disparaissent et les animaux avec elles ; de plus, les chasseurs, diminués par les effets de l’alcool, n’ont plus la main aussi sûre. Les Indiens, meurent de faim. Manoé, ses deux femmes et ses enfants sont dans un extrême dénuement. Alexandre doit,à plusieurs reprises, subvenir à leurs besoins et leur fournir les vivres qu’ils sont incapables de se procurer par eux-mêmes ( 190).
De l’européen, le Puri a adopté la tenue, usagée il est vrai : un vieux chapeau de ;eutre sans fond, une chemise en guenilles et un pantalon tout troué qui descendait à peine jusqu’aux genoux. Ils gardent cependant leur collier de dents de tigres et dedéfen-"Alexandre Brethel, farmacêutico e plantador francês no Carangola "- Françoise Massa-1972-Paris-P. 75

Alexandre provê o sustento do índio sem seu habitat e eles já sem o vigor e as possibilidades de seus antepassados.

" um pouco mais tarde, quando Alexandre conhece melhor os índios, que ele os viajo para atender, cura-as, a sua ajuda, podemos catar nas suas cartas de perguntas sobre sua vida e suas crenças. Mas bréthel não tem nenhuma pretensão de antropólogo. O Índio, ao contacto dos brancos, num meio profundamente modificado, não tem mais nem a vigor nem as possibilidades de seus antepassados. Ele construiu ainda mais a sua cabana e dorme nas espreguiçadeiras tecidos de videiras; ele manteve o seu arco e suas flechas, armas para se defender tanto como forma de garantir a sua comida, mas hoje os territórios de caça não oferecem mais tanto de caça, os Florestas desaparecem e os animais com elas; além disso, os caçadores, diminuídas pelos efeitos do álcool, não têm mais a mão tão segura. Os índios, morrem de fome. Manoé, as suas duas mulheres e seus filhos estão numa extrema miséria. Alexandre deve, em várias ocasiões, para satisfazer as suas necessidades e fornecer-lhes os mantimentos que eles são incapazes de obter por si mesmos (190).
O Europeu, o puri adotou a realização, usada é verdade: um chapéu velho de; eutre sem fundo, uma camisa em trapos e calças tudo cheio de buracos que descia a pena até aos joelhos. Eles guardam no entanto seu colar de dentes de tigres e dedéfen -" Alexandre Brethel, farmacêutico e plantador francês n carangola "- Françoise Massa-1972-Paris-P. 75

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